06 de Dezembro 00:26
“A Festa de Reis” é o tema do Natal de Gravatá

Apresentações gratuitas acontecem nos dias 13, 14, 15, 20 e 21 de dezembro no Parque Chucre Mussa Zarzar

Ir à Gravatá no verão está virando uma tradição graças a uma encenação pública gratuita com performances ao vivo e um espetáculo monumental no Parque Chucre Mussa Zarzar. Trata-se do Natal de Gravatá, que este ano tem como tema “A Festa de Reis” com a magia do reisado, uma expressão do folclore brasileiro conhecida em todo o Nordeste com origem portuguesa.

O espetáculo é dividido em 12 atos. A história é contada pelo Papai Noel que remete a uma noite de Natal em 1888 com uma família de colonos portugueses. A mãe se encarrega de montar o presépio ao lado das crianças e aproveita para lembrar a fascinante história dos três Reis Magos.

A apresentação, uma encenação a 360º com bailarinos, acrobatas e atores, tem duração aproximada de uma hora e meia com uma coreografia envolvente, acrobacias, efeitos especiais, rapel, surpresas e uma trilha sonora criada especialmente para a ocasião. Grandes estruturas, palcos fixos e móveis, tanques com até 1,2 mil m³ de água para performances aquáticas, telas para projeções em vídeo dão o tom do espetáculo com destaque ainda para técnicas que misturam alpinismo com suspensão circense.

O Natal de Gravatá é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e conta com o apoio da Prefeitura de Gravatá e patrocínio do Itaú e Eletro Shopping, além de incentivo da Lei Rouanet pelo Ministério da Cultura. O evento espera receber este ano aproximadamente 120 mil pessoas em cinco apresentações.

A estreia acontece no dia 13 de dezembro, às 19h30. Haverá apresentações nos dias 14, 15, 20 e 21 de dezembro, sempre no mesmo horário. Quem quiser conferir o ensaio geral, pode chegar um pouco mais cedo na véspera da estreia, no dia 12 de dezembro, às 18h.

Com uma ocupação hoteleira anual de 65%, nos finais de semana do evento a cidade atinge os 90%. Em suas duas primeiras edições, o espetáculo atraiu 280 mil pessoas e gerou R$ 18 milhões de receita turística.

“O Natal de Gravatá evoluiu bastante. Podemos considerar hoje um produto em consolidação. Estamos na terceira edição do espetáculo e já conseguimos atrair um público que até então frequentava apenas as praias pernambucanas no verão. Com o projeto, incentivamos a visita ao Agreste e estimulamos o turismo cultural”, avalia o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

O espetáculo tem a participação de um elenco composto por aproximadamente 140 pessoas com a participação de artistas locais entre bailarinos e acrobatas. A iniciativa visa incluir a comunidade local no evento, que já faz parte do calendário turístico da cidade, criando novas oportunidades para os moradores do Agreste.

GRAVATÁ – Cidade localizada no agreste de Pernambuco, a 80 km do Recife. É a estação de inverno dos pernambucanos e fica lotada na Semana Santa e São João. A cidade destaca-se pela prática do turismo rural e de aventura. A rede hoteleira oferece aproximadamente três mil leitos em charmosas pousadas e em grandes hotéis-fazendas. A gastronomia de Gravatá é a segunda melhor do Estado, ficando atrás apenas do Recife.

STUDIO FESTI – É uma grife no mercado internacional de arte e entretenimento. Projetados pelo artista Valerio Festi, os eventos são fruto de uma experiência artística sem paralelo no mundo. Munidos de uma sólida formação histórica e artística, o Studio Festi possui uma capacidade única de interpretar, vivenciar e homenagear as diferentes culturas de cada país. Em seu currículo, constam a Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim e a Chegada da Tocha Olímpica na China.

Números:
141 profissionais compõem o elenco;
70 figurinos foram confeccionados;
1.200 m³ de água serão utilizados para performances aquáticas;
20 toneladas é o indicador da capacidade dos guindastes que vão erguer o cabo de aço;
15 máquinas cênicas serão utilizadas;

Serviço:
Natal de Gravatá
Tema: Festa de Reis
Apresentações: 13, 14, 15, 20 e 21 de dezembro
Local: Parque Chucre Mussa Zarzar
Evento gratuito
Horário: 19h30

deBrasília.com.br - todos direitos reservados ©
Para anunciar:wossebcom@gmail.com    Tel:(61)8150-0664
Para envio de releases:contato.debrasilia@gmail.com
Desenvolvido por MadMídia